Sustentabilidade no 
Grupo Marche

SUSTENTABILIDADE NO GRUPO MARCHE

Se respeito é um dos seus valores, o Grupo Marche é o seu lugar.

O Grupo Marche, que engloba as marcas St. Marche, Empório Santa Maria e Adega Marche, tem como propósito de sustentabilidade práticas e iniciativas voltadas para a construção de um futuro melhor para todos. Reconhecemos a importância de promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, criando um espaço acolhedor e equitativo para funcionários(as), clientes, parceiros(as) e amigos(as). Além disso, estamos dedicados a desenvolver projetos sociais que beneficiem as comunidades em que atuamos, fortalecendo os laços e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.

Nosso compromisso também se estende à transformação da cadeia de valor, trabalhando com fornecedores(as) e parceiros(as) que compartilham nossa visão de um mundo mais sustentável e ético. Por fim, nossa abordagem em relação a gestão de resíduos e desperdícios é focada na diminuição do impacto ambiental de nossas atividades, através da implementação de programas de reciclagem e doação de alimentos. Juntos, esses esforços compõem nossa estratégia de sustentabilidade, que visa garantir não só a prosperidade do nosso negócio, mas das pessoas e do planeta.

Nós estamos comprometidos a cultivar, cada vez mais, a cultura da diversidade, equidade e inclusão. Acreditamos que um ambiente diverso promove mais inovação, criatividade, engajamento e colaboração. Queremos que todos tenham voz, sentindo-se respeitados, valorizados e acolhidos dentro e fora das nossas lojas. Acreditamos que respeito é fundamental em todas as relações, seja entre clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros ou amigos e independente de raça, etnia, identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, idade, status socioeconômico, religião ou deficiência. 

É por isso que o Grupo Marche está, constantemente, repensando ações que possam tornar nossos ambientes cada vez mais positivos e acolhedores para todas as pessoas. E esperamos essa mesma atitude de quem nos visita e de quem faz parte do nosso dia a dia. Então, se respeito é um dos seus valores, o Grupo Marche é o seu lugar.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O Programa de Integridade do Grupo Marche foi elaborado para direcionar esforços pela busca contínua de boas práticas, assegurando o cumprimento de Leis, de Regulamentos e dos compromissos assumidos nos Contratos e Acordos assinados pelo Grupo. 

É aplicável a todos(as) os(as) funcionários(as), administradores, prestadores(as) de serviços, fornecedores(as) e a todas as pessoas que se relacionam com o Grupo Marche. Compõem o Programa de Integridade Marche, o Código de Conduta Ética (CCE), Políticas internas, Normas Gerais e Regulamentos da Empresa, Controles Internos e outros (para saber mais, acesse hhttps://stmarche.becompliance.com/canal-etica/canal-denuncias 

O Programa estabelece os procedimentos para condução dos negócios, conflito de interesses, controles internos, sustentabilidade e responsabilidade social, tudo pautado no compromisso de elevados padrões éticos e normativos legais, especialmente no que tange às leis que regem as atividades do Grupo. 


Todos nós somos responsáveis pela preservação e melhoria da imagem de confiança e credibilidade construída ao longo dos anos de existência do Grupo Marche, portanto, a suspeita de violações da legislação ou das políticas e dos regulamentos internos deve ser reportada ao Canal da Transparência (
https://stmarche.becompliance.com/canal-etica/canal-denuncias ou pelo telefone 0800-591-3457), que está pronto para ouvir, entender e agir.

MOVIMENTO ARREDONDAR

Você sabia que, ao fazer uma compra em dinheiro, crédito ou débito no St. Marche, é possível arredondar centavos e, assim, transformar o futuro nutricional de diversas crianças? '


O Grupo Marche faz parte do Movimento Arredondar e os centavos que sobram no valor da sua compra podem fazer uma grande diferença! Ao fazer o pagamento,  você pode arredondar os centavos para o próximo valor cheio, centavos esses que viram milhões e vão para organizações sociais! As doações feitas nas lojas do St. Marche são destinadas à ONG CREN, organização que atua no combate e na prevenção à desnutrição - subnutrição e obesidade - infantojuvenil. 

Já as microdoações feitas em compras nas lojas do Empório Santa Maria são destinadas à Afesu, que atua com educação e qualificação profissional 100% gratuita para mulheres de 8 a 24 anos.
Desde o início da parceria, milhares de reais já foram doados. Confira as doações aqui: 

https://arredondar.org.br/parceiros/st-marche

https://arredondar.org.br/parceiros/emporio-santa-maria


CAIXA SOLIDÁRIA

Com a sua ajuda, já arrecadamos mais de 44 toneladas de alimentos! 
'

Ajude o St. Marche e a ONG Banco de Alimentos no combate à fome, apoiando a Caixa Solidária. Doe alimentos não perecíveis diretamente nas caixas disponíveis na entrada das nossas lojas.

Os alimentos doados são destinados para mais de 50 instituições sociais, que oferecem alimentação digna e de qualidade para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.  

https://bancodealimentos.org.br



PROGRAMA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS E GESTÃO DE DESPERDÍCIO

Desde 2022, foram doadas mais de 293 toneladas** de alimentos!
'
O St. Marche e o Empório Santa Maria, em parceria com a ONG Banco de Alimentos e a Infineat, ajudam a combater a fome e o desperdício doando alimentos* para quem mais precisa!

Esses alimentos são recolhidos nas nossas lojas pelas ONGs e são redirecionados para as entidades assistidas, onde são utilizados no preparo de refeições saborosas e saudáveis para milhares de pessoas. 

*os alimentos doados são aqueles que não atendem mais ao padrão de qualidade St. Marche, mas ainda são bons para consumo. Ou seja, itens que antigamente seriam descartados, hoje são doados para as ONGs.
** Indicador de refeições complementares é baseado em um multiplicador do ReFED, uma organização americana focada em acabar com o food loss and waste por meio de dados.


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 


Estamos comprometidos com a transição para uma economia mais sustentável e responsável com o meio ambiente. Uma das maneiras pelas quais estamos fazendo isso é a utilização de fontes renováveis de energia elétrica, (migrando nossas lojas para o mercado livre de energia). Ao optar por essas fontes de energia limpa,  contribuímos para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), além de incentivar o desenvolvimento e a expansão de novas matrizes energéticas.

BEM-ESTAR ANIMAL


Reconhecemos a importância de adotar compromissos de bem-estar animal em nossas práticas e operações. Entendemos que o tratamento ético e humanitário dos animais é uma responsabilidade compartilhada por todos os envolvidos na cadeia produtiva e, por isso, nos empenhamos em promover uma abordagem consciente e sustentável em nossas atividades. 

Além disso, nosso compromisso está alinhado com as expectativas crescentes de nossos clientes e parceiros(as), que buscam produtos e serviços que respeitem os princípios socioambientais.

AVES:  o  estilo de criação “livre de gaiolas”, também conhecido como cage-free, consiste em criar galinhas soltas em grandes aviários, proporcionando mais tranquilidade e prezando pelo bem-estar dos animais. Em 2017, assumimos o compromisso de comercializar apenas ovos de galinhas cage-free até 2028, mas conseguimos antecipar a transição em 2022 e, hoje, 100% dos ovos comercializados são de galinha são livres de gaiolas!

SUÍNOS: Assumimos o compromisso de comercializar somente carne suína (cortes e embutidos) de sistemas com porcas de matrizes livres de celas de gestação (crate-free), em alojamento coletivo, em todas as nossas operações até 2028. Na prática, isso significa não utilizar produtos de origem animal provenientes de porcas mantidas em celas individuais e em qualquer parte da linha de fornecimento. Esse compromisso também engloba todos os fornecedores envolvidos na cadeia produtiva dos alimentos e derivados.

PEQUENOS PRODUTORES


Acreditamos que apoiar marcas locais e pequenos produtores é fundamental para fomentar a economia local, estimular a diversidade de produtos e garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva. Ao privilegiar os pequenos produtores, conseguimos contribuir para o fortalecimento de negócios familiares e regionais, valorizando a cultura e as tradições locais. Além disso, essa parceria permite oferecer aos consumidores alimentos de qualidade, com menor impacto ambiental e maior compromisso com a ética e a responsabilidade social. Assim, o St. Marche não só estimula o crescimento econômico, mas também fortalece a relação entre produtores, consumidores e comunidades. 


Em 2022, recebemos pelo segundo ano consecutivo o 2º lugar no Ranking dos Varejistas Parceiros de Marcas Locais. O Ranking é uma iniciativa da Local.e, plataforma que acelera o crescimento das marcas locais e promove a conexão com varejistas de todo o país (
www.locale.com.br). O ranking foi elaborado com base em uma pesquisa realizada com 97 marcas locais, ou seja, pequenas empresas brasileiras de alimentos e bebidas.



Programa MarShe Respeito e Empoderamento

 Marshe é uma combinação das palavras “Marche + She” (ela em inglês) e é o programa interno que agrega ações voltadas para a conscientização dos temas relacionados ao universo feminino, propondo uma mudança de cultura genuína dentro da nossa empresa.


O programa, prevê ações e conteúdos que estimulam a reflexão de todas as pessoas sobre o empoderamento feminino, violência contras as mulheres, equidade de gênero, entre outros temas, mas acima de tudo de respeito mútuo!
Nossa primeira iniciativa foi a parceria com a Associação Fala Mulher, uma organização sem fins lucrativos, atuante no enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres. Disponibilizamos um canal de atendimento humanizado por chat, vídeo e áudio para atendimento às mulheres que sofrem violência. 


O atendimento também pode ser realizado pelo chat da ONG Fala Mulher, para qualquer mulher, no site 
www.falamulher.ong.br